terça-feira, 7 de junho de 2011

Exposição de objetos indígenas montada pelos alunos











"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descoberta, que não havia nisso desvergonha nenhuma.” (trecho da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal).

Pero Vaz de Caminha já retratava em sua carta a liberdade e inocência de um povo que sempre pertenceu às terras brasileiras e que hoje tem seus territórios reduzidos por causa da ganância de outros.
Sabendo da importância do índio para a formação do Brasil, realizamos uma exposição com vários objetos que retratavam a influência desse povo no nosso dia a dia, tanto nos instrumentos que servem de enfeites como também na alimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário